Nos dias 21, 22 e 23 de Novembro realizou-se em Coimbra, na Casa das Artes Bissaya Barreto, o The Game of Games organizada pelo Condomínio Criativo e pelo Instituto Pedro Nunes, no âmbito do projecto Transcreativa.
Este evento consistiu numa maratona de criatividade e prototipagem onde os participantes tiveram cerca de 40 horas para idealizar um jogo inédito e criar um protótipo jogável do mesmo, competindo depois no final perante um júri. Os cerca de 30 participantes juntaram-se em equipas, escolheram um tema e uma plataforma, digital ou física, para desenvolverem os seus protótipos. De forma a garantir uma experiência gratificante para os participantes, houve uma grande preocupação da organização em garantir o máximo de condições para as equipas se focarem na criatividade do seu projecto e na execução de um protótipo. Para isso foram disponibilizadas na Sala Transcreativa do Instituto Pedro Nunes, um conjunto de ferramentas de prototipagem rápida como uma impressora 3D e uma fresadora. Graças à disponibilização destes dois suportes de prototipagem física, diversos participantes tiveram a oportunidade de não só operar estas ferramentas pela primeira vez, como também verem as suas ideias e conceitos a ganharem forma física e a tornarem-se em protótipos funcionais e jogáveis.
De forma a fomentar uma competição saudável e despoletar a criatividade nos participantes, a organização do evento decidiu criar prémios em três categorias:
- O melhor jogo digital recebia um Nokia Lumia 625, oferta da Microsoft Portugal.
- O melhor jogo de tabuleiro, cartas ou de mesa, recebia um jogo de tabuleiro, oferta da Livraria Dr.Kartoon.
- O melhor jogo que cruze o físico com o digital, fazendo uso de impressão 3D, electrónica, realidade aumentada ou realidade virtual, recebia um kit robótico Farrusco, oferta da Artica – Creative Computing.
Após as 40 horas de criatividade e materialização das ideias, surgiram 6 protótipos muito interessantes e com diferentes graus de desenvolvimento, que os participantes apresentaram aos quatro júris na tarde de dia 23 de Novembro:
1) Quintus Selection
Categoria: Jogo digital (web)
Nível de implementação: Foi possível avançar ao nível de conceito, design e ter um pequeno mockup que permitia perceber como será desenhado o jogo.
2) Santa’s Little Helpers
Categoria: Jogo digital (mobile)
Nível de implementação: O design e o mecanismo de jogo encontram-se já desenvolvidos, faltando no entanto a sua integração para concluir a primeira fase de protótipo.
3) Orbitz
Categoria: Jogo digital (mobile)
Nível de implementação: Encontra-se já finalizado um protótipo jogável do primeiro nível do jogo.
4) Time Turner
Categoria: Jogo físico (jogo de tabuleiro)
Nível de implementação: Encontra-se já finalizado um protótipo do jogo. Recorreu-se à impressão 3D para efectuar um protótipo das representações de cada personagem, bem como para alguns tokens que são utilizados durante o jogo.
5) Dragon-Dragon
Categoria: Jogo físico e digital (mobile + augmented reality)
Nível de implementação: Encontra-se já finalizado um protótipo jogável do jogo.
6) Sleeping Forest
Categoria: Jogo digital (mobile)
Nível de implementação: Encontra-se já numa versão demo jogável, com 9 níveis de apresentação do jogo.
Após deliberação o júri optou pela seguinte distribuição dos prémios.
Melhor jogo digital: Sleeping Forest
Melhor jogo de tabuleiro ou cartas: Time Turner
Melhor jogo que cruze o digital com o físico: Dragon-Dragon
O júri decidiu ainda atribuir consultoria técnica e de negócio do IPN e do Condomínio Criativo à equipa do Time Turner para continuarem a desenvolver o seu jogo numa vertente comercial.
É de salientar que de entre os 4 elementos do júri se encontravam representantes da Universidade de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes, parceiros do projecto TRANSCREATIVA.
Mais informações em: http://thegameofgames.condominiocriativo.pt/